Parceiros

seguradora de carga cotar seguro de carga preço seguro de carga simular seguro de carga seguradora de cargas seguro de transportes seguradoras de cargas

valor do seguro de transporte internacional

 

Valor do seguro de transporte internacional

seguro-cargas

Seguro de cargas

O que deve ser feito quando ocorrer um sinistro?

De imediato contate a sua seguradora e informe o que aconteceu com o fornecimento de dados, documentos e tudo que for solicitado para a comprovação do sinistro. Atualmente, muitas seguradoras dispõem de serviços de comunicação online, além dos telefones de atendimento.

É comum que as seguradoras emitam um formulário de aviso de sinistro, que deverá acompanhar a apólice. Esse formulário deve ser preenchido com todos os dados pedidos, de forma a agilizar o pagamento da indenização. Os documentos a serem solicitados podem variar de acordo com o tipo de seguro e a modalidade a qual pertence.

Existe a possibilidade de a seguradora reter a carga?

Em alguns casos, a propriedade dos bens que sobram em um sinistro pode ficar sob os cuidados das seguradoras como em um naufrágio ou falta de condições de navegabilidade, por exemplo. Entretanto, a seguradora pode optar em aceitar essa situação como abandono por parte do proprietário ou liberar a indenização por perda total, mas sem transferência da propriedade.

Em que casos a seguradora irá caracterizar perda total da carga? valor do seguro de transporte internacional

Assim como nos seguros de alto, a perda total é definida como um prejuízo igual ou maior do que 75% do valor declarado na fatura comercial do seguro. Se não houver comprovação do mesmo, o valor será o mesmo do segurado no local e data de embarque.

Esse conceito também costuma ser usado para perda de volume por volume, se os mesmos forem identificados na fatura, entretanto, se a mercadoria for a granel ou estiver sem embalagem, nada será aplicado.

Sendo caracterizado a perda total, a seguradora terá até 30 dias para liberar a indenização depositado na conta bancária do beneficiário da apólice. A indenização paga também pela reposição do bem, isso se o segurado concordar com a medida.

Será necessária uma vistoria no veículo ou na carga em caso de sinistro? valor do seguro de transporte internacional

Basicamente, a vistoria deverá apurar o que foi perdido e por que ocorreram os danos na carga. Ela é obrigatória para que estas respostas sejam esclarecidas. Sendo assim, a vistoria sempre deverá ser realizada por representantes da seguradora em conjunto com os do transportador e o proprietário dos bens avariados.

Se a carga for importada e apresentar avaria, por exemplo, é necessário que o segurado solicite uma vistoria para a aduaneira, antes do desembaraço por parte da alfândega. Mas isso pode não ser exigido pelas companhias de seguro, entretanto, é bom se precaver.

valor do seguro de transporte internacional