Parceiros

seguradora de carga cotar seguro de carga preço seguro de carga simular seguro de carga seguradora de cargas seguro de transportes seguradoras de cargas

Seguro de Transporte

 

Cotação de Seguro de Transporte – Deixe seus dados no formulário de contato ao lado e receba uma ligação de um consultor.

Como funciona o seguro de transporte de cargas?

O seguro de cargas funciona, basicamente, como qualquer outro tipo de seguro. Quando você contrata o seguro de cargas, é necessário apresentar um documento que é conhecido como conhecimento de embarque. Esse documento precisa ser emitido pela empresa que irá fazer o transporte da carga, onde é necessário que a empresa informe o recebimento da carga, as condições que irão ser feitas o transporte, além da obrigação da entrega da carga ao destinatário final. Esse documento precisa possuir algumas informações importantes, como: o nome e o endereço tanto do exportador quanto do importador da carga, valor do frete e peso total, bruto e líquido.

seguro de transporte

seguro de transporte

Todo tipo de carga pode ter um seguro?

Sim, o seguro de carga se tornou algo obrigatório em alguns casos, mas é sempre fundamental que qualquer tipo de carga que seja transportada possua um seguro, para que o transporte possa ser feito com uma tranquilidade maior. O ideal é que você verifique com uma seguradora ou com um corretor de seguros qual o tipo de cobertura que é a mais indicada para o tipo de carga que você pretende transportar e como é a apólice do seguro nesse caso. Somente o corretor de seguros ou a seguradora que poderão lhe passar maiores informações sobre a sua apólice.

Porque o seguro de transporte de carga se tornou tão importante?

A cada dia que passa, as estradas estão mais perigosas em diversos aspectos. O número de roubos de cargas aumentou de uma maneira considerável ao longo dos últimos anos, o que tornou o transporte de bens e mercadorias algo perigoso, por esse motivo, o seguro de cargas se tornou algo tão importante, já que será ele que irá proporcionar uma maior segurança e tranquilidade tanto para a empresa que irá realizar o transporte, como para o destinatário final da carga.

Posso cancelar o seguro de cargas?

Todo tipo de seguro que você contrata possui um contrato onde estão especificados todos os termos dos serviços que forem contratados, e o mesmo ocorre com o seguro de cargas. Todo tipo de seguro pode ser cancelado a qualquer momento, mas isso não significa que você não irá ter prejuízos nesse momento. Normalmente, quando uma apólice é cancelada antes do prazo final do contrato, o segurado precisa pagar um valor de multa e de juros pelo cancelamento, que deve estar definido no contrato que a seguradora realizar.

O valor do seguro de cargas é o mesmo em todas as seguradoras?

Não, o valor de qualquer tipo de seguro depende de inúmeros fatores. O valor dos seguros, como no seguro de carga, é definido pelos serviços que você contratar e de acordo com a avaliação de cada uma das seguradoras, por esse motivo, para que você possa saber qual o valor que você deverá pagar pela sua apólice, o ideal é que você faça um orçamento com as seguradoras que você tem mais interesse. Dessa forma, você consegue compreender melhor os termos que irão interferi no valor da sua apólice.

Qual o prazo que a seguradora tem para pagar a indenização? Seguro de Transporte

Quando ocorre um sinistro, o segurado precisa apresentar uma lista de documentos que a seguradora exige para poder comprovar o que aconteceu com a carga. Após a apresentação de todos esses documentos, a seguradora paga a indenização ao segurado em até 30 dias. Essa indenização é paga em dinheiro, através de um depósito à favor do segurado. Se o segurado concordar, a seguradora poderá repor a mercadoria ou o bem que foi perdida, mas isso fica a critério do segurado.

Com o gerenciamento de risco, o valor do seguro de cargas diminui?

Não, o gerenciamento de risco não existe para diminuir o valor da apólice. O gerenciamento de risco é um serviço obrigatório, que tem como objetivo reduzir o risco de ocorrer um acidente ou um furto, já que com ele, a carga é rastreada 24 horas por dia, via satélite, por uma equipe que irá controlar o passo a passo de todo o transporte realizado. Dessa forma, a seguradora consegue ter um controle melhor da carga, evitando que alguns problemas possam ocorrer durante o transporte.

Todas as apólices funcionam da mesma forma?

Não, as apólices são contratadas pelos segurados de acordo com o que eles precisam e desejam. Cada seguradora trabalha de uma forma, sempre visando atender melhor os seus clientes e oferecendo o melhor serviço possível, mesmo que os serviços sejam parecidos, cada seguradora irá oferecer uma forma de atendimento personalizada para você, por esse motivo que as apólices não funcionam da mesma forma. Se você contatar o seguro para uma carga e depois contratar novamente para uma diferente carga, você irá perceber que ela não funciona da mesma forma, apesar de ter os mesmos princípios.

Existe algo que a seguradora possa recusar fazer o pagamento?

Sim, a seguradora pode se recusar a fazer o pagamento da indenização ao segurado caso: o sinistro ocorra por causa de algum ato ilícito ou que seja de culpa grave equiparável ao dolo; se forem fornecidas declarações falsas ou se alguma informação seja omitida; se o segurado se recusar a apresentar a documentação necessária; se o segurado agravar o risco que é coberto de maneira intencional e se houver algum tipo de negligência na preservação da carga que venham a sofrer perdas e danos por causa dessa falta de cuidado.

Sempre que acontece um sinistro, a vistoria deve ser realizada?

Sim, sempre que ocorrer um sinistro, a vistoria precisa ser realizada para poder apurar todas as perdas e os danos que foram causados à carga. Essa vistoria precisa ser feita com o representante da seguradora presente, além do transportador e da entidade que for responsável pela custódia e pela guarda dos bens e das mercadorias. Caso a carga importada apresente alguma avaria ou falta de mercadorias, o segurado vai precisa solicitar um vistoria aduaneira, que precisa ser feita imediatamente, antes que o desembaraço na alfândega ocorra.

O pagamento do seguro é feito mensalmente? Cotação Seguro de Transporte

Todo o pagamento do seguro, independente de qual for a modalidade, vai depender de cada seguradora. Normalmente, as seguradoras definem qual o valor total da apólice anualmente e os segurados têm a opção de fazer o pagamento mensalmente, mas isso é um pouco diferente no caso do seguro de cargas, já que o procedimento nesse caso é um pouco diferente. Geralmente, o valor do seguro de cargas deve ser pago em uma única vez, mas isso irá depender de cada seguradora, por isso é importante que você verifique com a empresa.

O seguro de cargas pode ser contratado para qualquer tipo de carga? Cotar Seguro de Transporte

Sim, mas o ideal nesse caso é que você converse com o corretor de seguros para que ele possa avaliar a situação e possa definir qual o tipo de seguro que é obrigatório e quais as outras coberturas que podem ser contratadas. Converse com o corretor de seguros e verifique o tipo de serviço que é o mais indicado para o tipo de carga que você irá transportar, no geral, qualquer tipo de carga pode e deve ter um seguro para ter uma tranquilidade maior durante o transporte.

Posso conseguir um desconto na minha apólice?

O valor do seguro de cargas, assim como outros tipos de seguros, é definido por cada seguradora, onde são analisados todos os aspectos que devem estar presentes na apólice. O valor do seguro de carga é definido por algumas informações que a seguradora analisa, por esse motivo, o valor é integral e as seguradoras não concedem descontos, normalmente. Caso você ainda tenha interesse em solicitar um desconto na sua apólice, você pode conversar com o corretor de seguros para que ele possa avaliar a situação e possa verificar se existe essa possibilidade.

O seguro de cargas é algo realmente necessário? Preço Seguro de Transporte

Alguns tipos de seguro de cargas são obrigatórios e estão previstos em lei, por isso é importante que você verifique o tipo de carga que você vai transportar para poder analisar qual o tipo de seguro é o mais indicado e qual é necessário. Todo tipo de seguro é necessário, já que a criminalidade aumenta mais a cada dia que passa, principalmente no Brasil. O seguro de cargas se tornou algo indispensável para qualquer tipo de carga e de transporte, já que esse seguro é o que vai proporcionar mais segurança durante todo o trajeto à todos os envolvidos.

Antt

Roubo de carga